Partido da oposição vence eleições em São Tomé e Príncipe

Partido da oposição vence eleições em São Tomé e Príncipe
Facebook

Dados da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), indicam que a Acção Democrática Independente (ADI), venceu com um total de 36.549 votos

A Acção Democrática Independente, partido da oposição, liderado pelo ex-primeiro-ministro Patrice Trovoada, venceu as eleições legislativas de domingo em São Tomé e Príncipe.

Dados da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), indicam que a Acção Democrática Independente (ADI), venceu com um total de 36.549 votos, enquanto o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata (MLSTP/PSD), do primeiro-ministro Jorge Bom Jesus, foi o segundo partido mais votado, com 25.531 votos.

O movimento Basta, criado cerca de três meses antes das eleições, teve 6.874 votos, e o Movimento de Cidadãos Independentes/Partido Socialista (MCI), que concorreu a estas eleições coligado com o Partido de Unidade Nacional (PUN) , obteve 5.120 votos.

Os dados provisórios da votação nas legislativas foram apresentados mais de 29 horas após o fecho das urnas, uma demora que motivou protestos de militantes da ADI, que queimaram pneus perto das instalações da CEN, rodeadas por militares.
A taxa de abstenção foi de 34,33%.