OMS teme novo surto de ebola na República Democrática do Congo

Imagem arquivo: Ebola causou surtos recentes em países da África Ocidental

Investigações são conduzidas no país africano após morte de um paciente na província de Kivu na semana passada

A OMS (Organização Mundial de Saúde) disse nesta segunda-feira que as autoridades sanitárias da República Democrática do Congo investigam um provável novo surto de ebola na província de Kivu do Norte.

O Laboratório Nacional de Pesquisa Biomédica congolês está processando amostras de um paciente que morreu na semana passada depois de ter apresentado sintomas da doença.

“Enquanto os testes são realizados, a OMS já está em campo para apoiar os profissionais de saúde na investigação deste caso e na preparação em caso de um ressurgimento [da doença]”, disse a organização.

Autoridades congolesas estão tentando localizar pessoas que tiveram contato com a vítima para verificar se apresentaram sintomas.

A OMS disse que vai trabalhar para assegurar que as pessoas necessitadas tenham acesso aos tratamentos recomendados, que se baseiam na tecnologia de anticorpos monoclonais.

Estes medicamentos são considerados um avanço no combate à doença, que tem uma taxa de mortalidade de 60% a 80%, mas possuem custo elevado.

Os últimos surtos de ebola foram registados em 2021 na Guiné e na República Democrática do Congo, mas o mais grave da história, que virou uma epidemia na África Ocidental, ocorreu entre 2014 e 2016 e causou mais de 11 mil mortes.