A Missão de Assistência Militar da União Europeia em Moçambique (EUMAM MOZ) reuniu-se com o Ministério da Defesa Nacional para reforçar o diálogo estratégico no domínio da segurança. O encontro contou com a presença do Embaixador da União Europeia, Antonino Maggiore, e do Comandante da EUMAM MOZ, Comodoro César Pires Correia, que foram recebidos pelo Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Artur Chume.
O foco central da audiência foi o alinhamento de esforços entre Moçambique e a União Europeia no combate ao terrorismo na Província de Cabo Delgado, reafirmando o compromisso mútuo com a paz e a proteção das populações afetadas pelo conflito.
O apoio europeu às Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) iniciou-se em 2021 com a anterior missão EUTM MOZ, que formou mais de 1700 militares em áreas operacionais e de contraterrorismo, sempre sob os princípios do Direito Internacional Humanitário. Com a conclusão bem-sucedida dessa fase inicial, que resultou no treino de 11 Forças de Reação Rápida (QRFs), a missão evoluiu em setembro de 2024 para o formato atual da EUMAM MOZ.
Esta nova abordagem deixa de se focar na formação direta para se centrar na mentoria e assistência estratégica, apoiando as QRFs em todas as fases do ciclo operacional — desde a preparação até ao destacamento e sustentação — com um mandato previsto até junho de 2026.
Em conclusão, esta parceria de longa data entre a República de Moçambique e a União Europeia continua a mostrar-se vital para a modernização das capacidades defensivas nacionais.


















e