Isaura Nyusi defende envolvimento de mais actores no combate ao cancro

Isaura Nyusi defende envolvimento de mais actores no combate ao cancro
D.R

Foi lançada hoje, durante a cerimonia de Celebração do Dia Mundial do Cancro, a Estratégia da Implementação do Teste de HPV-DNA como Rastreio Primário do Cancro do Colo do Útero

Para Primeira dama da República, Isaura Nyusi, o objectivo é assegurar que a luta contra o cancro seja permanente no quotidiano, pois, a doença apresenta elevadas taxas de morbimortalidade.

No ano 2020, o País registou cerca de 26 mil novos casos de cancro, dos quais, mais de 17 mil resultaram em mortes. Espera se que o número de casos venha a duplicar para cerca de 52 mil novos casos de cancro, até 2040.

Durante o seu discurso, Isaura Nyusi, convidou a toda sociedade, a unir-se na luta contra o cancro e a prestar mais atenção aos sinais e sintomas de alerta e dirigir-se rapidamente à unidade sanitária mais próxima.

Na mesma cerimonia, a esposa do Presidente da República, mostrou solidariedade para com as vítimas das inundações na Cidade e Província de Maputo.

Isaura Nyusi discursava durante a cerimonia de Celebração do Dia Mundial do Cancro e Dia Internacional da Criança com Cancro.