Rasaque Manhique, Júlio Parruque e Shafee Sidat avançam como cabeças-de-lista da Frelimo em Maputo, Matola e Marracuene

Rasaque Manhique, Júlio Parruque e Shafee Sidat avançam como cabeças-de-lista da Frelimo em Maputo, Matola e Marracuene
Tv Miramar

Um sábado que parecia ser de muita disputa nas eleições internas no partido Frelimo, acabou se transformando em momento de grandes festejos com a escolha de alguns cabeças-de-lista com quase o total de votos dos membros dos respectivos comités

Neste contexto, sem grande surpresa avança como cabeça-de-lista da Frelimo na cidade de Maputo o Primeiro-Secretário, Rasaque Manhique. Na hora da votação, os outros dois concorrentes retiraram as suas candidaturas. A Frelimo na cidade de Maputo considera Rasaque Manhique a escolha certa.

Na Matola, sem grandes surpresas, avançou o jovem Governador Júlio Parruque como cabeça-de-lista, na corrida a este lugar, tinha o actual edil da Matola, Calisto Cossa, como um dos oponentes, mas este acabou por retirar a sua candidatura. Com isto, Júlio Parruque foi eleito com 100 por cento dos votos dos membros do respectivo comité.

Em Marracuene, Shafee Sidat deixou para trás os seus oponentes e avança como cabeça-de-lista da Frelimo para esta nova autarquia. De resto, Shafee Sidat já conhece o terreno, se tomarmos em linha de conta que é actualmente o administrador distrital.

Em outras capitais provinciais, também já são conhecidos os cabeças de lista às eleições autárquicas de 11 de Outubro, pelo partido Frelimo

Com o anúncio gradual dos cabeças de lista para eleições autárquicas, este sábado, pela Frelimo, ficam quase preenchidas as expectativas sobre os candidatos dos três maiores partidos políticos do país, nomeadamente Frelimo, Renamo e MDM.    

Para a autarquia de Quelimane, foi eleito por unanimidade, Lourenço Gany, pelo partido Frelimo, Manuel de Araújo, que renova a sua candidatura à gestão deste município pela perdiz.

Na província de Sofala, foi anunciado Manuel Chaparica,  como o cabeça de lista à autarquia do Dondo, onde é actual edil. Na cidade da Beira mantém-se fortes expectativas para a eleição de Albano Carige à cabeça de lista do partido Movimento Democrático de Moçambique. 

César de Carvalho, que foi eleito, este sábado, volta a ser candidato à sua própria sucessão na autarquia de Tete. As eleições internas na província de Tete conferiram igualmente vitória Domingos Torcida, como cabeça de lista para a autarquia de Chitima, e Mamani Vale para a autarquia de Nhamayabue.

Já na autarquia de Chimoio, João Ferreira, foi novamente eleito para cabeça de lista.  

Na província de Cabo Delgado, a sua capital Pemba, avança com Satar Abdul Ghani, como cabeça de lista da Frelimo, Armindo António, eleito como candidato da Renamo.

Ainda pelo partido Frelimo, Luís Juma foi eleito para cabeça de lista à autarquia de Lichinga, em Niassa. Ainda nesta província, Luis Raimundo foi eleito para cabeça de lista à autarquia de Cuamba.    

A autarquia de Montepuez tem como cabeça de lista, Cecílio Anli Chabane, actual edil, que caso ganhe neste pleito eleitoral estará a cumprir o terceiro mandato. Ainda nesta província, foi anunciado Vicente Jorge, como cabeça de lista à autarquia de Chiúre, Issa Tarmamade à autarquia da Ilha do Ibo, onde até à data é administrador do mesmo distrito.

Na autarquia da Maxixe, na província de Inhambane, foi eleito Issufo Francisco, que sucede Fernandes Bambo que só fez um mandato.

Na província de Gaza, a autarquia do Bilene passa a ter como cabeça de lista, Mufundisse Chilengue.      

O anúncio dos restantes cabeças de listas para diversas autarquias, pelo partido FRELIMO, é progressivsa.