Ocorrência de ciclones interferem negativamente para o sector do turismo

Ocorrência de ciclones interferem negativamente para o sector do turismo
Tv Miramar

Ocorrência de ciclones interferem negativamente no sector do turismo. A chegada do Freddy vem acompanhada de muitos preujuízos varios turistas adiaram as suas viagens

Em Moçambique a época chuvosa e ciclónica, tem lugar entre os meses de outubro e abril, sendo o pico dos ciclones, os primeiros 4 meses de cada ano.

Com ventos e chuvas fortes oriundos do Índico e cheias com origem nas bacias hidrográficas da África Austral, o sector do turismo sofre com a redução de receitas.

A temporada de ciclones é sempre tema de discussão e dúvida entre os viajantes, que por temerem o mau tempo acabam cancelando as reservas.

A chegada do Ciclone Freddy que poderá chegar com fortes chuvas e ventos de até 160 km por hora, sobre as provincias de Sofala, Manica, Inhambane e Gaza tidas com forte potencial turístico, ditou o cancelamento de reservas de hospedagem e suspensão dos trabalhos em varias estâncias turísticas, o que o sector espera é que não ocorram danos nas infraestruturas.

O transporte aéreo também foi afectado os vôos que iriam partir de Maputo com destino para Nampula, Beira e Tete, tiveram que ser reprogramados.

As viagens por terra também ficam embaraçadas, devido ao corte de algumas vias de acesso. O corte da estrada Nacional número no trajecto Beira- Machipanda 6 que dá acesso a varios pontos turísticos está a impactar o sector.

Moçambique perde anualmente mais de cem milhões de dólares devido a destruição de infra-estruturas pelas calamidades naturais, desses estragos a maior percentagem vai para o sector do turismo. Grafismo

Neste ano segundo das previsões são esperados dez ciclones, o INAM prevê que cinco possam causar consequências devastadoras.