General Cristóvão Chume defende formação permanente das FADM

General Cristóvão Chume defende formação permanente das FADM
Tv Miramar

O ministro da Defesa nacional defendeu, esta segunda-feira, no distrito de Muidumbe a capacitação contínua das forças Armadas de defesa de Moçambique para fazer face aos desafios actuais de segurança que Moçambique enfrenta. Cristóvão Chume falava durante o lançamento do ano Operativo das FADM na província de Cabo Delgado

Os terroristas continuam a atacar a província de Cabo Delgado, causando mortes, destruição e deslocamento das populações das suas zonas de residência.

Na semana passada, por exemplo, uma incursão dos terroristas sobre o posto administrativo de Nairoto, em Montepuez obrigou encerramento temporário de uma mina de extração de recursos.

O ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, disse que o grupo armado está agora disperso em pequenos grupos.

Entretanto, as investidas dos terroristas têm sido prontamente repulsas pelas autoridades, minimizando o seu impacto junto das populações e infraestruturas.

O ministro da Defesa Nacional falava a jornalistas no distrito de Muidumbe, por ocasião da abertura do ano Operacional e desportivo militar 2023. Naquele distrito, os trabalhos intensos no combate aos terroristas permitiram o regresso de parte da população e reinstalação de serviços públicos, tal como atesta o administrador local. 

Cristóvão Chume defendeu, na ocasião, a necessidade de contínua capacitação das Forças Armadas face aos atuais desafios de segurança.

Na cerimônia de Muidumbe, Cristóvão Chume homenageou militares moçambicanos, do Ruanda e da SAMIM que tumbaram durante as operações de combate ao terrorismo.