Francisco Chuquela, vencedor do prémio nutrição e segurança alimentar 2022, doa cestas básicas para familias da reportagem  

Crianças que tiveram as histórias expostas na série especial do Fala Moçambique, “A Vida Aos Apertos”

Quando ganhou o Prémio Nacional de Jornalismo Sobre Nutrição e Segurança Alimentar em dezembro de 2022, o jornalista da TV Miramar, Francisco Chuquela, prometeu comprar alimentos e doar para crianças que passam fome em vários pontos do país, algumas das quais tiveram as histórias expostas na série especial do Fala Moçambique, “A Vida Aos Apertos”. 

Chuquela está a cumprir a promessa, e nesta quarta-feira (21) visitou famílias carenciadas em Mafavuca, na localidade de Impaputo, no distrito de Namaacha, província de Maputo, para onde levou diversos produtos alimentares.

Uma das famílias beneficiadas relata que não tem tido refeições todos os dias para alimentar os três filhos com idade entre 3, 4 e 5 anos. A mãe das crianças encontra-se desempregada.

Outra família que se beneficiou da doação conta que o filho depende da refeição servida na escola para “enganar a dor da fome”.

Francisco Chuquela diz que o seu gesto não resolve os problemas destas famílias, mas simboliza sua oração a Deus para que tenham o bastante. Acrescenta que do prémio de jornalismo que ganhou vale o prestígio, não o dinheiro.