Estrada velha – onde está localizado o Terminal de Carga da Matola tem sido palco de manobras perigosas, pois, o fluxo de camiões que saem e entram ao porto ocupam parcialmente as duas únicas faixas de rodagem da via
Fluxo de camiões na Estrada Nacional Número 4 continua a comprometer a circulação no troço Tchumene- Malhampsene.
Moradores dos bairros Malhampsene, Tchumene, Tsalala e outros bairros que têm como via principal a EN4 relatam momentos de congestionamento intenso, sobre tudo nas horas de Ponta. A situação piora com as obras de alargamento da via que ocorrem naquele troço.
Tal situação não se limita apenas na EN4, a Estrada velha – onde está localizado o Terminal de Carga da Matola tem sido palco de manobras perigosas, pois, o fluxo de camiões que saem e entram ao porto ocupam parcialmente as duas únicas faixas de rodagem da via.
Ao longo das vias que dão acesso ao Porto de Maputo também verificam-se longas filas de camiões.
Lembre-se que no mês de maio o Ministério dos Transportes e Comunicações interditou a circulação de veículos pesados de transporte de minérios na EN4, nas horas de ponta, precisamente das 06h às 08h e das 16h às 18h nos dias úteis.
A informação consta do diploma ministerial nr.53/2023 de 28 de Abril, e faz referência aos veículos pesados de transporte de minérios, não abrangendo os veículos pesados de transporte de cargas perecíveis e de combustíveis.