Notícias Moçambique ÁGUAS ESTAGNADAS E VERDES CONDICIONAM VIDA NO BAIRRO SÃO DÂMASO

ÁGUAS ESTAGNADAS E VERDES CONDICIONAM VIDA NO BAIRRO SÃO DÂMASO

Moradores convivem com águas turvas dentro de casa e relatam os primeiros casos de doenças hídricas após as chuvas de Janeiro.

Embora a chuva tenha parado, os estragos no Bairro São Dâmaso, na Matola, continuam a fustigar as famílias. As águas da chuva que invadiram ruas e residências apresentam agora uma coloração verde e um odor alarmante, obrigando os moradores a viverem confinados em condições críticas.

Enquanto alguns conseguiram abandonar a zona, as famílias sem recursos permanecem no local, convivendo diariamente com o perigo da água turva no interior das suas casas. A situação é particularmente grave para as crianças, que são mais vulneráveis e expõem-se a um risco elevado de contrair doenças hídricas.

Segundo relatos recolhidos pela equipa de reportagem da Miramar, já há registo de pessoas que deram entrada em unidades hospitalares com enfermidades causadas pela insalubridade.

Os residentes disseram ainda à Miramar que já solicitaram, por diversas vezes, a intervenção do Conselho Municipal para a sucção das águas e a abertura de valetas; contudo, alegam que, até ao momento, nenhuma medida concreta foi tomada pela edilidade.

MIRAMAR

Instalar APP
×
Skip to content