Com cancro, ator Sam Neill, dos filmes ‘Jurassic Park’, diz que está ‘possivelmente morrendo’

Com cancro, ator Sam Neill, dos filmes 'Jurassic Park', diz que está 'possivelmente morrendo'
Sam Neill (foto) escreveu um trecho do livro quando começou a quimioterapia ANDER GILLENEA/AFP

Artista, de 75 anos, fez revelação em um livro de memórias que será lançado na próxima semana

O ator Sam Neill revelou que está em tratamento para cancro de sangue em estágio três e escreveu em suas memórias que está “possivelmente morrendo” da doença diagnosticada há um ano. 

O neozelandês, que ficou famoso como o doutor Alan Grant no filme “Jurassic Park – Parque dos Dinossauros” (1993), conta que começou o tratamento para o linfoma não Hodgkin há um ano. 

O ator, de 75 anos, faz essa revelação no livro “Did I Ever Tell You This? A Memoir” (“Eu já te contei isso? Memórias”, em tradução livre) que será lançado na próxima semana.

Em seu primeiro capítulo, escrito durante uma sessão de quimioterapia, Neill afirma: “O negócio é o seguinte: estou doente. Possivelmente morrendo. Talvez tenha que acelerar isso”. 

O ator conta ao jornal The Guardian que a doença agora está em remissão, mas que terá de continuar fazendo quimioterapia para o resto de sua vida. 

“Não posso esconder que o ano passado teve seus momentos sombrios”, disse ele.

“Mas esses momentos sombrios lançam luz sobre um claro alívio e me fizeram ser grato por cada dia e por todos os meus amigos. Simplesmente feliz por estar vivo”, acrescentou. 

A longa carreira de Neill começou na década de 1970 e incluiu dezenas de papéis no cinema e na televisão, como na série “Peaky Blinders”, ou no premiado filme “O Piano”.