Ataque com bomba química: Alemanha prende iraniano e frustra plano de atentado terrorista

Suspeito de 32 anos teria comprado cianeto e ricina para cometer um ataque, diz investigação WTVNEWS/DPA/AFP - 08.01.2023

Autoridades do país receberam denúncia de inteligência de outro país sobre um ataque com bomba química, com cianeto e ricina

Um iraniano de 32 anos suspeito de planejar um atentado terrorista usando cianeto e ricina foi preso no oeste da Alemanha, anunciaram a polícia e a Procuradoria-geral neste domingo (8). 

Em uma busca em sua residência em Castrop-Rauxel (Renânia do Norte-Vestfália), os agentes encontraram “substâncias tóxicas” destinadas a cometer um ataque, segundo um comunicado da Procuradoria-geral e da polícia de Münster. 

O detido é “suspeito de ter preparado um ato de violência grave, ameaçando a segurança do Estado ao adquirir cianeto e ricina para cometer um ataque de natureza terrorista“, indicaram os investigadores.

O suspeito deve ser apresentado nos próximos dias a um juiz de instrução, que decidirá se determinará a prisão preventiva para ele, informou a promotoria. 

Outra pessoa também foi presa e colocada em prisão preventiva, acrescentaram os investigadores. 

Segundo o jornal Bild, as autoridades alemãs receberam uma denúncia há vários dias de um serviço de inteligência estrangeiro sobre a ameaça de um ataque com “bomba química”. 

A Alemanha foi abalada nos últimos anos por vários atentados terroristas, incluindo um ataque em massa em um mercado de Natal em dezembro de 2016, que matou 13 pessoas.