156,5 milhões de brasileiros votam neste domingo para presidente, governadores e parlamentares

156,5 milhões de brasileiros votam neste domingo para presidente, governadores e parlamentares
O primeiro turno das eleições de 2022 ocorre neste domingo (2)

Eleições começam às 8h (horário de Brasília) e terminam às 17h no horário de Brasília

O primeiro turno das eleições de 2022 no Brasil ocorre neste domingo (2). A previsão é de que quase 156,5 milhões de eleitores compareçam às urnas para escolher novos representantes políticos.

Para o Parlamento Nacional, os brasileiros vão eleger 540 parlamentares, sendo 513 deputados federais e 27 senadores. Nas assembleias legislativas, são 1.035 cadeiras em disputa em 26 estados. Já para a Câmara Legislativa do Distrito Federal, serão eleitos 24 parlamentares. Além disso, serão escolhidos 27 governadores e um presidente da República.

Presidência da República

Neste ano, 11 candidatos disputam o cargo de presidente, entre eles o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL). Também concorrem ao posto Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe d’Avila (Novo), Léo Péricles (UP), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Constituinte Eymael (DC) e Padre Kelmon (PTB).

Para conseguir votar, os brasileiros basta comparecer à seção eleitoral portando um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título eleitoral no dia do pleito não é obrigatória. Certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar. Caso prefira, o eleitor pode votar apresentando o e-Título, aplicativo que funciona como uma versão digital do título de eleitor.