Uganda regista número crescente de casos de ébola

Uganda regista número crescente de casos de ébola
O médico Paul Batiibwe, Director Hospitalar do Hospital Regional de Mubende, disse que o vírus ébola pode ter sido detectado tardiamente
Há uma grande preocupação no distrito central de Mubende, em Uganda, enquanto o país luta para conter um surto de ébola recentemente declarado. Segundo o Ministério da Saúde, Uganda registou 35 casos confirmados do vírus com sete mortes.
 
O médico Paul Batiibwe, Director Hospitalar do Hospital Regional de Referência de Mubende, disse que o vírus ébola pode ter sido detectado tardiamente, depois de se espalhar na comunidade.
 
A medida do governo de Uganda para conter a propagação nos primeiros dias causou ansiedade entre o público quando casos suspeitos e contatos foram agrupados no centro de isolamento.
 
Com toda a incerteza em torno da propagação do vírus mortal ébola, muitos pais optaram por manter seus filhos em casa.
Um dos maiores desafios na identificação de casos de ébola tem sido o lento teste de amostras. O distrito teve de transportar amostras por centenas de quilômetros para o Instituto de Pesquisa de Vírus de Uganda em Entebbe, o que desacelerou bastante a resposta de acordo com Batiibwe.
 
De acordo com as autoridades ugandesas, o governo está a garantindo uma instalação móvel de testes que aumentaria seus esforços para conter a propagação do vírus e ajudar a identificar casos rapidamente.