Ministérios Públicos de países africanos acordam maior Cooperação

Ministérios Públicos de países africanos acordam maior Cooperação
Tv Miramar

Foi acordada a criação das redes dos ministérios públicos e das policias de investigação criminal para permitir a troca e partilha de informações através de contactos directos e céleres

Prevenir e combater o terrorismo, Extremismo Violento e Financiamento ao Terrorismo, tem sido a agenda principal do encontro que decorre desde a última quinta-feira, entre a Procuradoria-Geral da República de Moçambique e algumas congéneres da região da SADC. Da reunião, foi criada e aprovada a Declaração de Maputo sobre o Combate ao Terrorismo e assinados outros Memorandos de Entendimento.

Cientes de que os crimes de terrorismo não se restringem aos espaços em que são praticados, foi também acordada a criação das redes dos ministérios públicos e das policias de investigação criminal para permitir a troca e partilha de informações através de contactos directos e céleres.

Para Filomeno Benedito, Vice-Procurador-Geral da República de Angola, o encontro foi importante na medida em que fortaleceu a cooperação no combate ao terrorismo e extremismo violento. E frisou que este tipo de crime é uma grande preocupação para o seu país, embora não viva uma situação semelhante à de Moçambique.  

Os intervenientes defenderam igualmente a melhoria da formação dos agentes de investigação criminal.