O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, lançou hoje, 11 de fevereiro, o desafio nacional para a criação de uma Comissão Técnica Multissectorial dos Serviços Digitais, com mandato para apresentar, até ao final do primeiro semestre deste ano, um plano de integração que permita transformar o modo como o Estado serve os cidadãos, envolvendo todos os sectores que prestam serviços digitais, no quadro da abertura da Primeira Conferência Nacional sobre Transformação Digital, realizada na cidade de Maputo.
O Chefe do Estado aproveitou a ocasião para manifestar solidariedade às vítimas das recentes cheias, sublinhando que a tecnologia deve ser usada para salvar vidas através de sistemas de alerta precoce e gestão de emergências.
Daniel Chapo reiterou que a transformação digital é uma escolha política central do seu mandato, evidenciada pela criação do Ministério das Comunicações e Transformação Digital. Segundo o Presidente, não haverá um Estado verdadeiramente digital enquanto persistirem “mentalidades analógicas” e sistemas isolados que geram filas e ineficiência.
Como parte das reformas em curso, o Presidente anunciou a criação da Agência de Modernização e Inovação, o desenvolvimento do Portal do Cidadão e a revisão da legislação sobre segurança cibernética e protecção de dados.
Para o Chefe do Estado, esta conferência marca o início de uma nova etapa de desenvolvimento em que a soberania tecnológica e a eficiência administrativa são os pilares para um futuro mais digno e próspero para todos os moçambicanos.
