Notícias Moçambique DIA DOS HERÓIS: DANIEL CHAPO APELA À UNIDADE NACIONAL PARA VENCER O...

DIA DOS HERÓIS: DANIEL CHAPO APELA À UNIDADE NACIONAL PARA VENCER O TERRORISMO E AS CHEIAS

No Dia dos Heróis Moçambicanos, o Chefe do Estado homenageia as vítimas das inundações e reafirma o compromisso com o desenvolvimento de Cabo Delgado.

O Presidente da República, Daniel Chapo, dirigiu-se hoje à Nação, a partir do Panteão dos Heróis em Maputo, para assinalar o 3 de Fevereiro. Num discurso marcado pela conjuntura adversa que o país atravessa, o Chefe do Estado destacou que a celebração deste ano ocorre num momento de dor para milhares de famílias afectadas por cheias de grandes proporções nas regiões Centro e Sul.

Nesse contexto, Chapo exaltou o “heroísmo do quotidiano” daqueles que trabalham nas operações de resgate e saudou a vaga de solidariedade interna e internacional no apoio às vítimas dos desastres naturais.

O estadista moçambicano aproveitou a efeméride para traçar um balanço da situação de segurança no norte do país. Daniel Chapo reiterou que o fim do terrorismo em Cabo Delgado continua a ser uma prioridade estratégica, salientando que a bravura das Forças de Defesa e Segurança (FDS), apoiadas pelas forças do Ruanda, da Tanzânia e pela Força Local, tem permitido o retorno das populações. O Presidente associou a melhoria da segurança à retoma de grandes projectos económicos, mencionando o levantamento da “Força Maior” pela TotalEnergies e a recente inauguração de unidades industriais na região.

A figura de Eduardo Mondlane, Arquitecto da Unidade Nacional, foi evocada como o alicerce para enfrentar os desafios actuais. Daniel Chapo sublinhou que a unidade deve ser a “arma e o segredo” para Moçambique alcançar a independência económica, independentemente das filiações políticas ou origens étnicas.

Chapo dirigiu-se especificamente às novas gerações, defendendo que a educação patriótica deve começar no seio familiar para garantir a preservação da identidade colectiva e do respeito pelos que se sacrificaram pela liberdade do país.

Para responder aos danos causados pelo clima, o Governo anunciou a aprovação de um Plano de Reconstrução Pós-Cheia. Este instrumento deverá orientar a reposição de infra-estruturas básicas, como vias de acesso, escolas e sistemas de abastecimento de água e energia, logo após o período de emergência.

O Chefe do Estado encerrou a sua intervenção apelando à prudência dos cidadãos face aos avisos meteorológicos e renovando o compromisso de continuar a trabalhar para a estabilidade e o progresso social de todos os moçambicanos.

MIRAMAR

Instalar APP
×

Instalar a APP MIRAMAR no seu iPhone em e adicionar ao Ecrã Principal

×
Exit mobile version
Skip to content