O Centro Operativo de Emergência (COE) Distrital de Chókwè realizou a sua XI Sessão, num encontro de concertação que reuniu o Governo, o INGD e parceiros humanitários, com foco na fase de transição, no encerramento progressivo dos centros de acomodação e na reintegração das famílias afectadas pelas cheias.
A reunião avaliou a situação logística actual, analisou as acções em curso e iniciou a avaliação das propostas de intervenção para o período pós-desastre, com vista a evitar a sobreposição de actividades e garantir uma resposta coordenada e sustentável.
No decorrer dos trabalhos, o Coordenador do COE Distrital, Narciso Nhamuhuco, confirmou o reforço da assistência com 400 colchões disponibilizados pelo INGD, a serem distribuídos estrategicamente pelos centros de Chiaquelane, Hókwè e Chinhacanine.
A reunião serviu ainda para definir que a assistência deve priorizar rigorosamente os grupos mais vulneráveis, como grávidas, idosos e crianças, conforme as directrizes do INGD Central.
A XI Reunião estabeleceu também as directrizes para os “kits de retorno” e a calendarização das próximas actividades. Ficou acordado que, dada a fase de monitoramento, as reuniões do COE passarão a realizar-se de dois em dois dias.
Segundo sabe a Miramar, foi ainda orientado que a s
ubcomissão de Infraestruturas e Transportes ausculte, a partir de amanhã, a população sobre as necessidades para a reintegração após o encerramento dos centros, devendo igualmente continuar a garantir a limpeza nos centros de acomodação.
