Notícias Saúde MOÇAMBIQUE REFORÇA VIGILÂNCIA SANITÁRIA FACE AO IMPACTO DAS CHUVAS E SURTOS DE...

MOÇAMBIQUE REFORÇA VIGILÂNCIA SANITÁRIA FACE AO IMPACTO DAS CHUVAS E SURTOS DE DOENÇAS

Cidade de Maputo regista mais de 45 mil pessoas afectadas pelas inundações; MISAU monitoriza casos de Cólera, Sarampo e Mpox em todo o país.

O balanço mais recente sobre a emergência na Cidade de Maputo, segundo autoridades competentes, indica que 45.418 pessoas foram afectadas pelas chuvas e inundações, resultando em oito óbitos e sete feridos. Os dados apontam para 9.083 casas foram inundadas e 33 ficaram totalmente destruídas, forçando o acolhimento de 4.195 pessoas em 15 centros activos nos distritos de KaMavota, KaMaxaquene, KaMubukwana e Nhlamankulu.

No sector da saúde, a pressão sobre as infra-estruturas é elevada, com 14 unidades sanitárias inundadas e seis com vedações desabadas na capital. A nível nacional, o Ministério da Saúde (MISAU), reporta que 116 unidades sanitárias foram afectadas pelas intempéries desde o início da época chuvosa. Em resposta, as autoridades intensificaram a vigilância epidemiológica e a assistência médica nos centros de acolhimento, onde já foram realizadas mais de 10 mil consultas e distribuídos mais de 43 mil frascos de Certeza para purificação da água.

O cenário epidemiológico exige atenção redobrada devido à coexistência de vários surtos no país como a Cólera, que conta com um cumulativo de 885 casos e um óbito desde o início do surto actual, com o distrito de Caia, em Sofala, a ser o mais afectado. O surto de Sarampo, os dados mostram que estão activos cinco surtos nas províncias de Niassa, Nampula e Zambézia, totalizando 4.671 casos acumulados. Nas últimas 24 horas, foram notificados 19 novos casos.

No que concerne à Mpox, o sector da saúde aponta que Moçambique mantém um total acumulado de 75 casos confirmados, sem registo de novos contágios nas últimas 24 horas. A província de Tete continua a ser a região com o maior número de ocorrências.

As equipas técnicas de saúde continuam no terreno a realizar acções de sensibilização e busca activa de casos, especialmente em zonas de difícil acesso e centros de acolhimento.

MIRAMAR

Instalar APP
×

Instalar a APP MIRAMAR no seu iPhone em e adicionar ao Ecrã Principal

×
Exit mobile version
Skip to content