A Administração Nacional de Estradas (ANE), anunciou a reabertura condicionada do tráfego na estrada N1, no troço que liga 3 de Fevereiro – Incoluana, a partir desta sexta-feira, 30 de Janeiro.
A retoma da circulação abrange todos os tipos de viaturas e acontece após um esforço intenso das equipas técnicas e do empreiteiro, que permitiu concluir a reposição da transitabilidade num prazo inferior aos 15 dias inicialmente previstos para a execução das obras.
Com o objectivo de gerir o fluxo de veículos e garantir a segurança rodoviária, as autoridades adoptaram o sistema de circulação intercalada em sentidos opostos, vulgarmente conhecido como “Stop and Go”. Esta medida visa evitar bloqueios e congestionamentos devido à elevada procura que se espera após o período de interrupção.
A ANE apela aos condutores para que respeitem rigorosamente a sinalização colocada ao longo do troço, evitem o excesso de velocidade e, preferencialmente, não realizem viagens durante o período nocturno.
Importa salientar que, embora a passagem tenha sido restabelecida na Província de Maputo, a situação na cidade de Xai-Xai, na zona de Anguluzane, mantém-se crítica. A N1 continua intransitável naquele ponto da província de Gaza, pelo que a autoridade de estradas recomenda aos automobilistas que reprogramem as suas viagens para evitar riscos de acidentes e longas filas de espera.
A instituição assegura que a plena recuperação das infra-estruturas rodoviárias continua a ser uma prioridade para assegurar a ligação vital entre o sul e o restante território nacional.
