Notícias Mundo China e Brasil estão determinados a unir suas vozes contra o unilateralismo...

China e Brasil estão determinados a unir suas vozes contra o unilateralismo e o protecionismo

China e Brasil estão determinados a unir suas vozes contra o unilateralismo e o protecionismo

Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva do Brasil, e o presidente da China, Xi Jinping, defenderam nesta terça-feira, durante encontro em Pequim, o multilateralismo e o livre comércio, e exaltaram a parceria entre os dois países em meio à guerra tarifária iniciada pelos Estados Unidos.

Lula classificou a relação Brasil e China como “nunca tão necessária” em um mundo instável, imprevisível e fragmentado.

“A defesa intransigente do multilateralismo é uma tarefa urgente e necessária. Guerras comerciais não têm vencedores. Elas elevam os preços, deprimem as economias e corroem a renda dos mais vulneráveis em todos os países.” disse o presidente brasileiro.

O presidente chinês também afirmou, em sua fala, que ninguém vence uma guerra tarifária e que os dois lados devem se opor ao protecionismo e a “atos de bullying”, citando indiretamente a guerra tarifária implementada pelos EUA.

A China foi o principal alvo das tarifas norte-americanas, com taxas que chegaram a 145%. No domingo, Estados Unidos e China concordaram em reduzir temporariamente as tarifas recíprocas em um acordo no qual os EUA reduzirão as tarifas extras impostas às importações chinesas em abril deste ano de 145% para 30%, e as taxas chinesas sobre as importações dos EUA cairão de 125% para 10%. Já o Brasil teve tarifas de 10% impostas pelos EUA em produtos gerais e 25% em aço e alumínio.

Lula está em Pequim para uma visita oficial de Estado de quatro dias e para participar do Fórum China-Celac juntamente com outras autoridades latino-americanas e caribenhas.

MIRAMAR

Instalar APP
×

Instalar a APP MIRAMAR no seu iPhone em e adicionar ao Ecrã Principal

×
Exit mobile version
Skip to content