A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, convidou no domingo o governo dos EUA a trabalhar em prol de uma agenda de cooperação para o desenvolvimento compartilhado e a coexistência duradoura entre os dois países, após assumir o cargo na sequência da captura do presidente Nicolás Maduro em uma grande operação militar dos EUA no passado sábado.
Na sua mensagem, Rodríguez dirigiu-se ao presidente dos EUA, Donald Trump, sublinhando que os venezuelanos e a região merecem paz e diálogo, e não guerra.
A Suprema Corte de Justiça da Venezuela ordenou, no final da noite de sábado, que Rodríguez assumisse o cargo de presidente interina do país na ausência de Maduro.
No início do domingo, Trump ameaçou que Rodríguez poderia pagar um preço muito alto, provavelmente maior do que o de Maduro, se continuasse a se recusar a cooperar com os Estados Unidos.
Perante a escalada de tensão, o Conselho de Segurança das Nações Unidas anunciou uma reunião de emergência para, hoje, sobre as acções dos EUA na Venezuela.
