Resgatado projecto de circulação rápida na Região Metropolitana

Resgatado projecto de circulação rápida na Região Metropolitana
Tv Miramar

Volta a ser resgatado a ideia da implementação do do Bus Rapid Transit, seis anos depois de ter fracassado. Para o efeito foi lançado o projecto MOVE MAPUTO que irá implementar o Sistema de Autocarros de Trânsito Rápido

Sistema BRT apontado como solução aos problemas de Mobilidade urbana na região Metropolitana de Maputo.

É uma iniciativa que prevê a criação de faixas exclusivas para autocarros articulados de transporte público, como forma de garantir maior mobilidade.

O Ministro dos transportes e comunicação reconhece que a reabilitação das vias por onde irá passar o BRT vai condicionar o trânsito e o comércio.

O BRT vai interligar vários bairros, onde os autocarros partiriam da Praça dos Trabalhadores, na baixa da Cidade, usando a Avenida Guerra Popular, passando pela Acordos de Lusaka, até à Praça do Heróis, passando pela Avenida das FPLM até à Praça dos Combatentes, tomando a Julius Nyerere até à Praça da Juventude e continuando para Zimpeto até Matola-Gare usando a circular. O edil de Maputo fala da importância do projecto.

Essa linha terá uma ramificação para a cidade da Matola, vila de Boane e Marracuene. Na Matola o BRT poderá passar por dois postos administrativos. Calisto Cossa explica que o projecto vai beneficiar a várias pessoas.

De 2016 a esta parte, o projecto desandou e volta, agora, a ser ressuscitado, seis anos depois, não pelas mãos do Município de Maputo, mas pela Agência Metropolitana de Transportes de Maputo. Este projecto será financiado pelo donativo do Banco Mundial em cerca de 250 Milhões de Dólares. 

O objectivo do projecto é melhorar a mobilidade e a acessibilidade ao longo do corredor seleccionado na área metropolitana de Maputo.