Filipe Nyusi inaugura radar meteorológico na Beira

Filipe Nyusi inaugura radar meteorológico na Beira
Tv Miramar

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou na cidade da Beira o primeiro dos sete radares meteorológicos dotado de uma tecnologia de ponta a serem instalados no país

Com uma cobertura de 400 de diâmetro, o radar meteorológico instalado na Beira, tem capacidade de em tempo real de detectar fenómenos a distância de 400km, permitindo o processamento da informação e transmitindo para serviços de navegação aérea, marítima e ainda a população em geral para tomada de medidas. O Presidente da República que inaugurou o radar meteorológico na Beira, uma cidade vulnerável às mudanças climáticas, disse que esta é uma conquista para os Moçambicanos na mitigação dos desastres naturais.

Com a instalação deste radar meteorológico, Nyusi recomendou ao INAM, a qualidade e a velocidade na transmissão de informação à população para que saiba se precaver dos eventos extremos.

O Presidente da República quer também que os técnicos do INAM e outros intervenientes, aprimorem o sistema de comunicação, decifrando as mensagens para que a população entenda com clareza.

O governo está a mobilizar recursos para aquisição de mais dois radares meteorológicos do género, a serem instalados ate a o primeiro trimestre de 2024, sendo um em Xai-Xai e o outro em Nacala.