Notícias Sociedade FADM E SERVIÇO CÍVICO INTENSIFICAM RESGATES E MITIGAÇÃO DE CHEIAS NO SUL

FADM E SERVIÇO CÍVICO INTENSIFICAM RESGATES E MITIGAÇÃO DE CHEIAS NO SUL

Forças de Defesa e Segurança mobilizam meios aéreos e navais para garantir a travessia segura em Boane e resgatar famílias isoladas em Manhiça e Marracuene.

FADM E SERVIÇO CÍVICO INTENSIFICAM RESGATES E MITIGAÇÃO DE CHEIAS NO SUL

As Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), em coordenação com o Serviço Cívico de Moçambique (SCM), reforçaram as operações de busca, salvamento e assistência às vítimas das cheias que fustigam as províncias de Maputo e Gaza. Segundo um comunicado recebido na redação da Miramar, intervenção militar, que abrange o Exército, a Força Aérea e a Marinha, foca-se na minimização dos danos causados pela subida dos caudais dos rios Umbelúzi, Incomáti e Limpopo.

No distrito de Boane, a Unidade Nacional de Protecção Civil (UNAPROC) mantém operações contínuas em Mazambanine e no Bloco 2. Devido às descargas da barragem dos Pequenos Libombos, que aumentaram para 120 metros cúbicos por segundo, a circulação terrestre foi interrompida. Para responder a este isolamento, foram mobilizadas embarcações que asseguram a travessia diária de cerca de 600 pessoas, permitindo a ligação vital entre a vila e a Estação de Tratamento de Águas.

A Marinha de Guerra registou uma intervenção de vulto no distrito da Manhiça, onde, apenas no passado dia 21 de Janeiro, foram resgatadas 205 pessoas em zonas críticas como a Ilha Josina e Xinavane. Em Marracuene, equipas especializadas continuam no terreno a apoiar famílias cujas habitações foram submersas, garantindo a retirada segura de cidadãos em situação de risco.

Paralelamente às acções de resgate, o Serviço Cívico de Moçambique intensificou os trabalhos de mitigação na cidade da Matola. As equipas concentram-se na limpeza de sistemas de drenagem nos bairros de Nkobe, Liberdade e Matola 700 para acelerar o escoamento das águas pluviais. No bairro da Liberdade, o SCM procedeu ainda à evacuação prioritária de idosos e crianças de áreas alagadas, reafirmando o compromisso das forças de defesa com a protecção da vida humana e a resiliência das comunidades.

MIRAMAR

Instalar APP
×

Instalar a APP MIRAMAR no seu iPhone em e adicionar ao Ecrã Principal

×
Exit mobile version
Skip to content