A Comissão Nacional de Eleições (CNE), partilhou nesta segunda-feira na Cidade de Maputo, o calendário das eleições gerais deste ano.
O processo começa com o recenseamento eleitoral no intervalo de 1 de fevereiro a 16 de Março de 2024 e, depois segue a Inscrição dos proponentes, apresentação de candidatura entre 22 de Abril a 7 de Maio.
A Candidatura à Presidência da República será efectuada de 13 de maio a 10 de Junho, enquanto as Candidaturas a deputados da Assembleia da República e a membros das assembleias provinciais irão decorrer de 13 de Maio a 10 de Junho.
Depois segue o processo de Financiamento da campanha eleitoral que segue de 28 de Julho a 3 de Agosto do ano em curso.
Uma das partes mais importantes das eleições que é a campanha eleitoral, vai decorrer nos dias 24 de Agosto a 6 de Outubro, sendo que a votação será no dia 9 de outubro.
Despois deste processo, os órgãos eleitorais seguem com os apuramentos distritais e provinciais entre os dias 10 a 12 de Outubro de 2024.
Três dias depois, ou seja, de 15 de Outubro a 22 de outubro vai seguir a centralização nacional e apuramento geral dos resultados eleitorais.
O momento mais esperado pelos partidos políticos, candidatos e potenciais eleitores que é do anúncio dos resultados da centralização nacional e apuramento geral, será a 24 de Outubro.
Por fim os órgãos eleitorais colocam até 6 de Novembro de 2024 para Julgamento definitivo dos recursos pelo Conselho Constitucional.
