O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, exonerou Eugénio Dias da Silva Muataca do cargo de Comandante do Ramo da Marinha de Guerra. Para o seu lugar, foi nomeado o Comodoro Bernardo Estevão Nchokomala, promovido agora ao posto de Contra-Almirante.
O acto, oficializado em Maputo, incluiu ainda a promoção de três oficiais ao posto de Brigadeiro (Álvaro José Omar, Jacinto José Machava e Ernesto Arginal Conforme) e de dois oficiais ao posto de Comodoro (Carlos Miguel de Castanheira e Cossa e Óscar Agostinho Lucas).
Estas movimentações no xadrez militar contaram com o parecer favorável do Conselho Nacional de Defesa e Segurança. Segundo o comunicado da Presidência, as promoções baseiam-se na valorização do mérito e da dedicação profissional dos oficiais, procurando adaptar as FADM aos actuais desafios de segurança.
Com a posse do novo Comandante da Marinha e dos novos Brigadeiros e Comodoros, o Governo pretende assegurar uma resposta mais eficaz às ameaças à ordem constitucional e à soberania do Estado.
