Notícias Mundo O que é o Estreito de Ormuz e o que ele significa...

O que é o Estreito de Ormuz e o que ele significa no conflito entre Israel e Irã?

Estreito de Ormuz é ponto crucial no comércio global de petróleo Divulgação/Nasa

Passagem estratégica é ponto crucial no comércio global de petróleo e pode gerar impactos econômicos e militares

O Estreito de Ormuz, uma estreita passagem marítima que conecta o Golfo Pérsico ao Golfo de Omã e ao Mar Arábico, está no centro das atenções em meio à escalada do conflito entre Irã e Israel, intensificada após os últimos ataques aéreos.

Isso porque o Irã considera fechar o estreito, uma medida que poderia disparar os preços do petróleo e intensificar a crise na região. A informação foi divulgada pelo parlamentar conservador iraniano Esmail Kosari à agência estatal do país, IRINN.

Por que o Estreito de Ormuz é tão importante

O Estreito de Ormuz é a única entrada marítima para o Golfo Pérsico, com apenas 33 km de largura no ponto mais estreito. A passagem, vulnerável a ataques e bloqueios, separa o Irã de Omã e dos Emirados Árabes Unidos.

De acordo com a Administração de Informação de Energia dos Estados Unidos, cerca de 20% do consumo global de petróleo passa por essa hidrovia, o que a torna o “ponto de estrangulamento de trânsito de petróleo mais importante do mundo”.

Um eventual fechamento do estreito teria consequências globais. Mesmo países que não importam petróleo diretamente do Golfo Pérsico seriam afetados, já que uma queda na oferta elevaria os preços do barril no mercado internacional.

Diferentemente do Estreito de Bab al-Mandeb, no Mar Vermelho, que pode ser contornado por rotas mais longas ao redor da África, não há alternativa marítima para acessar o Golfo Pérsico sem passar por Ormuz, segundo a emissora Al Jazeera.

Histórico de tensões no Estreito

A hidrovia já foi palco de conflitos no passado. Durante a Guerra Irã-Iraque (1980-1988), ambos os países atacaram navios comerciais no Golfo Pérsico na chamada Guerra dos Petroleiros, embora o estreito nunca tenha sido completamente fechado.

Em 2019, quatro navios foram atacados perto de Ormuz, na costa de Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos, em meio a tensões entre Irã e os Estados Unidos. Washington atribuiu a responsabilidade aos iranianos, que negaram as acusações.

Mais recentemente, em abril de 2024, forças iranianas apreenderam um navio porta-contêineres próximo ao estreito, após um ataque israelense ao consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Apesar das ameaças, não está claro se o Irã tem a capacidade ou a intenção de fechar o estreito. Tal ação provavelmente provocaria uma resposta militar dos Estados Unidos, que mantêm forte presença naval na região.

MIRAMAR

Instalar APP
×

Instalar a APP MIRAMAR no seu iPhone em e adicionar ao Ecrã Principal

×
Exit mobile version
Skip to content