Notícias Mundo Netanyahu adverte Irão com resposta “sem precedentes” em caso de ataque

Netanyahu adverte Irão com resposta “sem precedentes” em caso de ataque

O Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, endureceu o seu discurso contra o Irão, lançando um aviso severo para que a nação persa não “cometa o erro” de atacar o Estado judaico. Numa declaração proferida no parlamento israelita, Netanyahu prometeu uma represália de magnitude nunca antes vista caso tal agressão se concretize.

“Se o Irão cometer o erro de nos atacar, responderemos com uma força que o país jamais experimentou”, sublinhou o líder israelita, acrescentando que, independentemente do que o futuro reserve, o Irão “nunca mais será o mesmo” após uma eventual resposta de Telavive.

Durante a sua intervenção, Netanyahu aproveitou também para refutar as críticas de que o seu governo estaria a conduzir Israel para um regime autoritário, desviando as atenções para o que classificou como “tratamento violento” do regime iraniano contra a sua própria população.

Contexto de tensão e instabilidade regional

As declarações surgem num momento de fragilidade para o Irão, que enfrenta uma onda de instabilidade interna desde o final de Dezembro de 2025. A deterioração das condições económicas desencadeou protestos em todo o país, repressão essa que, segundo confirmado pelo próprio Líder Supremo, Ayatollah Ali Khamenei, já resultou na morte de “vários milhares” de pessoas.

Paralelamente, o cenário geopolítico no Médio Oriente continua a aquecer. As Forças Armadas dos Estados Unidos da América (EUA) têm reforçado a sua presença militar na região. Relatos indicam a chegada de mais de uma dúzia de caças F-15 à Jordânia nas últimas 24 horas, no meio de especulações sobre a possibilidade do Presidente Donald Trump ordenar uma ofensiva contra o Irão.

Situação na Faixa de Gaza

No que concerne ao conflito em Gaza, Benjamin Netanyahu manteve a sua postura intransigente. O Primeiro-Ministro reiterou que a próxima fase das operações dependerá imperativamente do desarmamento do Hamas e da completa desmilitarização da Faixa de Gaza. Netanyahu foi categórico ao afirmar que estes objectivos serão alcançados, “seja pelo caminho fácil ou pelo caminho difícil”.

MIRAMAR

Instalar APP
×

Instalar a APP MIRAMAR no seu iPhone em e adicionar ao Ecrã Principal

×
Exit mobile version
Skip to content