Notícias Moçambique SNJ CONDENA ATENTADO BÁRBARO CONTRA JORNALISTA CARLITOS CADANGUE

SNJ CONDENA ATENTADO BÁRBARO CONTRA JORNALISTA CARLITOS CADANGUE

O Secretariado Executivo do Sindicato Nacional de Jornalistas exige uma investigação célere para identificar os autores do ataque contra Carlitos Cadangue.

SNJ CONDENA ATENTADO BÁRBARO CONTRA JORNALISTA CARLITOS CADANGUE

O Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) manifestou o seu repúdio ao atentado à mão armada contra o jornalista Carlitos Cadangue, ocorrido na noite de 4 de fevereiro de 2026.

O profissional, que exerce funções como correspondente da STV em Chimoio, teve a sua viatura crivada de balas por indivíduos desconhecidos e encapuzados no bairro de Trangapasse, próximo à sua residência.

A SNJ classifica o atendado contra o jornalista que se fazia acompanhar pelo seu filho, como bárbaro e cobarde, sublinhando que se trata de uma clara tentativa de intimidação contra um profissional da comunicação social. O sindicato considera inaceitável que o exercício do dever de informar continue a ser motivo de violência e perseguição no país.

Perante a gravidade dos factos, o SNJ apela às autoridades competentes para que realizem uma investigação séria e transparente para o rápido esclarecimento do caso, com vista a garantir a identificação e a responsabilização dos autores morais e materiais, combatendo a impunidade nestes actos condenáveis.

O Secretário-Geral do SNJ, Faruco Sadique Ibraimo, expressou a total solidariedade do sindicato para com Carlitos Cadangue, a sua família e colegas de trabalho. De igual modo, A instituição reafirma o seu compromisso na defesa da segurança e dignidade dos jornalistas e na luta pela liberdade de imprensa.

MIRAMAR

Instalar APP
×

Instalar a APP MIRAMAR no seu iPhone em e adicionar ao Ecrã Principal

×
Exit mobile version
Skip to content