Moçambique poderá escoltar autocarros que entram na República Sul Africana

Moçambique poderá escoltar autocarros que entram na República Sul Africana
Tv Miramar

Ministério do Interior equaciona escoltar autocarros com matrícula nacional que viajam a África do Sul. A acção surge em resposta a queima de viaturas nas estradas sul-africanas

A ministra do Interior, Arsénia Massingue, foi ouvida esta quarta-feira, pela Comissão das Relações Internacionais, Cooperação e Comunidade da Assembleia da República, para abordar o dossier da queima de viaturas com matrícula nacional na vizinha África do Sul.

À saída da audição que durou cerca de duas horas, a presidente da 7ª Comissão do Parlamento, revelou alguns dos pontos colocados à mesa para garantir a segurança dos autocarros nas estradas sul-africanas.

Foi constituída uma equipa conjunta, envolvendo as polícias sul-africanas e moçambicanas para restaurar a segurança e desactivar a rede de roubo de viaturas. Os resultados já estão à vista, segundo a ministra do Interior.

Os episódios de queima de viaturas com matrícula nacional na África do Sul, que provocaram retaliação por parte dos transportadores moçambicanos, é mais uma “página sensível” nas relações entre Maputo e Pretória.