Membros proeminentes da Frelimo distanciam-se do discurso de tribalismo e reiteram foco na unidade nacional

Membros proeminentes da Frelimo distanciam-se do discurso de tribalismo e reiteram foco na unidade nacional
"Moçambique é fruto de uma unidade, daí que a questão da coesão tem sido debatida de forma recorrente pelos membros da Frelimo - Luísa Diogo

Depois dos discursos controversos dos Generais Alberto Chipande e Eduardo Nihia, cujas linhas acenderam acesos debates sobre a questão do tribalismo em Moçambique, membros proeminentes do partido Frelimo distanciam-se do discurso de tribalismo

A Miramar ouviu a antiga Primeira-Ministra e membro do Comité Central, Luísa Diogo, que de forma clara entende que Moçambique é fruto de uma unidade, daí que a questão da coesão tem sido debatida de forma recorrente pelos membros da Frelimo. “Porque a unidade inicia no nosso partido e reflecte-se nas restantes pessoas da comunidade, pois nós somos uma referência, por isso temos de estar unidos e coesos para que os outros também vejam e se inspirem naquilo que nós fazemos”, disse Luísa Diogo.

Questionada se a Frelimo estaria fragilizada por conta das adversidades que caracterizam o contexto actual de Moçambique, Luísa Diogo foi categórica e afirmou que “não, a Frelimo está forte, os debates são bons. O enfoque está presente, a liderança está com enfoque bem claro e nós os membros também sentimos que estamos com o foco bem claro naquilo que são os interesses da nação, que é a razão de existência do partido Frelimo”, concluiu Luísa Diogo.

O ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural e proeminente membro do Comité Central da Frelimo, Celso Correia, aponta a maturidade do partido como a chave para a unidade nacional. “Conseguimos ter este espírito de unidade e que nos faz um partido mais forte, pois já são 60 anos de muita experiência, sendo dentro deste princípio que construímos a agenda de desenvolvimento e de um melhor desempenho da sexagenária Frelimo”, disse Celso Correia.

Para o Chefe da Bancada Parlamentar da Frelimo e membro da Comissão Política, Sérgio Pantie, os membros do Comité Central deram “belíssimas contribuições que enriqueceram os debates e os documentos a serem submetidos ao Congresso, que prevemos ser também uma festa a semelhança dos eventos que tiveram lugar desde as bases”.

A Miramar colheu estas declarações no quadro da segunda sessão extraordinária do Comité Central da Frelimo que teve lugar esta quinta-feira no Centro de Conferências Joaquim Chissano, onde foi aprovada a agenda do XII Congresso da Frelimo a ter lugar na Matola, no final do corrente mês de Setembro.