A iniciativa da Força Jovem Universal (FJU) uniu milhares de jovens em todo o país num evento que contou com a presença da Presidente da Assembleia da República, Margarida Talapa, que instou à criação urgente de políticas públicas para a saúde emocional.
Maputo – Milhares de jovens de todo o país uniram as suas vozes e energias na edição de 2025 do Mega Help, uma iniciativa da Força Jovem Universal (FJU) que, este ano, sob o lema “Raízes”, voltou a focar-se na valorização da vida e no combate a problemas de saúde pública que assolam a juventude moçambicana, como a ansiedade, a depressão e o suicídio. O evento, com epicentro no Pavilhão da Maxaquene, na capital, Maputo, decorreu durante dois dias e replicou-se com igual fervor nas províncias de Niassa, Cabo Delgado, Nampula, Zambézia, Tete, Manica, Sofala, Inhambane e Gaza.
Numa atmosfera vibrante, preenchida por diversas manifestações culturais como palestras, teatro, música e dança, a mensagem principal foi clara: devolver a esperança à juventude. O Bispo Paulo Sérgio, destacou a importância de os jovens conhecerem as suas origens para poderem construir um futuro sólido. “O Mega Help mais uma vez cumpre o propósito de acolher e dar uma nova esperança aos jovens, mas para isso é preciso que eles conheçam as suas raízes“, afirmou.
A edição de 2025 foi marcada por uma forte componente institucional, contando com a presença da Presidente da Assembleia da República, Margarida Talapa. A parlamentar visitou vários projetos sociais da Força Jovem Universal e interagiu com os participantes. Dirigindo-se aos milhares de jovens que lotavam o interior e o relvado do campo da Maxaquene, Margarida Talapa defendeu a “urgente criação de políticas públicas que venham a integrar o cuidado com a saúde emocional da população moçambicana“. A líder do parlamento reconheceu ainda o importante trabalho desenvolvido pela Igreja Universal na promoção do bem-estar e da saúde mental, salientando a necessidade de legislar e fiscalizar o sector como uma prioridade nacional.
Este evento segue o legado de sucesso das edições anteriores. Em 2023, o Mega Help mobilizou mais de 40 mil jovens em todo o território nacional. Já em 2024, sob o lema “A Vida Anima”, a iniciativa continuou a sua missão de oferecer apoio e um novo começo, com uma forte aposta em testemunhos de superação.
Nos bastidores, a dedicação era evidente. Betuel Santos, que em edições anteriores pisou o palco como bailarino, este ano assumiu o papel de coreógrafo do “Mega Dance”. Após meses de ensaio com 60 participantes, a sua missão era “mostrar aos jovens que é possível conciliar diversão e boa convivência”.
Com a escolha do mês de setembro para a sua realização, o Mega Help reforça a mensagem simbólica de que cada jovem pode encontrar alternativas para um recomeço. A Força Jovem Universal, através do projeto Help, promete continuar a promover ações que visam semear esperança e combater o suicídio, um grave problema de saúde pública no país.
O Mega Help 2025 encerra, assim, com a certeza de ter deixado um legado de transformação e superação, reforçando a mensagem de que a vida vale a pena e que há sempre uma mão estendida para ajudar.
