Mais de duas mortes e seis mil pessoas afectadas pelas chuvas em Nampula

Mais de duas mortes e seis mil pessoas afectadas pelas chuvas em Nampula
Tv Miramar

As chuvas em Nampula já provocaram este ano mais de duas mortes, seis mil pessoas afectadas e a destruição de dezenas de infra-estruturas sociais e económicas

Os dados do presente ano apontam para dezenas de destruições e duas vítimas mortais por arrastamento pela água das chuvas. Uma das vítimas mortais em consequência da queda das chuvas foi registada na madrugada desta quinta-feira, no bairro de Murrapaniua, na cidade de Nampula.

O cidadão encontrado morto, tentava atravessar o rio Nicuta, junto ao seu companheiro que sobreviveu e estavam carregados numa motorizada. De 42 anos de idade, a vítima era de nacionalidade Burundesa e vivia em Moçambique há 12 anos. O companheiro sobrevivente conta que fez de tudo para salvar o conterrâneo.

Suspeita-se de que a vítima estava em estado de embriaguez, por isso é que não conseguiu dominar a fúria da água das chuvas.

Moradores dizem ter feito várias cartas de pedido de socorro ao Conselho Municipal da cidade de Nampula, mas sem sucesso.

O Instituto Nacional de Gestão de Desastres alerta que é apenas o princípio de chuvas intensas que se esperam em Nampula, num horizonte de 90 mil pessoas a serem abrangidas na presente época chuvosa.

Em Nampula, cerca de 100 mil pessoas vivem em situação de risco de calamidades naturais e para o Plano de contingência estão disponíveis mais de 40 milhões de meticais.