O jornalista Jeremias Langa foi reeleito, esta segunda-feira (08), para um novo mandato de três anos à frente do Instituto de Comunicação Social da África Austral (MISA Moçambique).
A recondução de Langa ao cargo máximo da organização foi confirmada durante a Assembleia-Geral realizada na capital do país, onde a lista única por ele liderada obteve uma aprovação de 85% dos votos.
No seu discurso de vitória, após a confirmação dos resultados, Jeremias Langa fez um balanço do mandato anterior, sublinhando que os últimos anos foram focados no “relançamento institucional” do MISA Moçambique e no resgate da confiança junto da classe jornalística.
Olhando para o futuro, o presidente reeleito traçou as linhas mestras para o novo ciclo que agora se inicia. “A nova equipa tem agora o desafio de consolidar os ganhos alcançados, aprofundar a interacção com a sociedade e fortalecer o papel do MISA na defesa da liberdade de imprensa, do pluralismo e da integridade jornalística no país“, destacou Langa.
Novos Corpos Sociais
A Assembleia-Geral serviu também para definir a composição completa dos órgãos sociais que irão conduzir a organização no próximo triénio. A equipa que acompanhará Jeremias Langa no Conselho Nacional Governativo integra Olívia Massango a assumir a Primeira Vice-Presidência e Egnácio Gamay como Segundo Vice-Presidente. Carlos Matsinhe e Maria Sitole completam o elenco como vogais.
Para a Mesa da Assembleia-Geral, Francisco Carmona foi eleito Presidente, coadjuvado por Alexandre Matsimbe (Secretário) e Hamilton António (Vogal).
Já o Conselho Fiscal será presidido por Rodrigues Luís, tendo como Secretário André Catuera e Jacinta Nhamitambo nas funções de Relatora.
