Presume-se que os autores do crime sejam jovens da comunidade que se encontravam a consumir bebidas alcoólicas em uma barraca
Uma noite de Sexta-Feira Santa, que seria como as outras habituais para o cidadão de 73 anos de idade e seu amigo, terminou em tragédia, no quarteirão E, bairro de Xiboene, em Moamba.
Os dois encontravam-se numa residência a consumir bebida tradicional, vulgo thothotho quando um deles decidiu tomar o caminho de regresso a casa, mas o outro quis ainda ficar mais um tempo, e no seu regresso a casa, já sozinho sofreu agressão até à morte.
Os membros da comunidade já anunciam algumas pistas que podem conduzir a localização dos bandidos.
A polícia foi comunicada do sucedido, mas a falta de meios foi o imperativo para se fazer ao bairro onde o crime aconteceu, motivo de inquietação dos moradores, que tomaram a decisão de levar o corpo até à residência do finado.
Afinal, não é o primeiro caso que acontece naquele bairro, o mais recente aconteceu há menos de uma semana.
Os filhos, que consideram o seu pai, um idoso muito social, estão abalados e não compreendem a motivação da tamanha barbaridade.
Um bairro sem corrente eléctrica, arruamento tradicional feito manualmente pela comunidade, condições favoráveis para que os malfeitores realizem suas incursões, sem piedade e sem temor.