Em 2022, o Conselho Municipal da Cidade de Maputo tinha muitos projectos em carteira, com destaque para a reabilitação de estradas. Entramos para o novo ano e verificamos que parte das promessas não foram cumpridas pela edilidade
Falar de estradas esburacadas no Município de Maputo é como uma música velha cuja cassete continua a rodar. Os automobilistas são obrigados a uma habilidade extraordinária para contornar as crateras abertas ao longo das vias.
Várias promessas foram feitas para reabilitar as estradas consideradas críticas ao longo de 2022, mas não passaram do papel. A avenida Julius Nyerere é o exemplo de uma promessa falhada, que segundo a edilidade, esta via teria um novo asfalto em Novembro de 2022, em particular, no troço da Praça dos Combatentes até à Praça da Juventude.
Apenas algumas intervenções pontuais foram feitas ao longo da via. Ou seja, nada de asfalto novo na Julius Nyerere.
O cenário mais gritante do perigo nas estradas está na Avenida Milagre Mabote – um problema antigo que transita para 2023, para a insatisfação dos automobilistas.
Com a gestão municipal a receber um corro de críticas, o Presidente do Conselho Municipal da urbe, Éneas Comiche, disse a 16 de dezembro último, que os problemas não se resolviam num mandato apenas. Para este ano optou em entrar com projectos que deviam ter sido executados em 2022.
O mandato do actual elenco do conselho municipal termina este ano.