Notícias Moçambique Filipe Nyusi fala de desenvolvimento de Moçabique nos 49 anos de Independência...

Filipe Nyusi fala de desenvolvimento de Moçabique nos 49 anos de Independência e afirma que o terrorismo é o desafio actual

Nestas conquistas, o chefe de estado destaca as áreas da saúde, agricultura, educação, artes e cultura, energia, funcionalismo público e justiça

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse nesta terça-feira (25.06.2024), que o país tem registando desenvolvimento em vários sentidos, como fruto da conquista dos moçambicanos nos 49 anos de independência.

No mesmo discurso, Filipe Nyusi, considera que o processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos antigos guerrilheiros da RENAMO, principal partido da oposição, está a registar progressos.

Dos 5.221 guerrilheiros abrangidos pelo DDR, até 20 de junho, 4.273 já tinham as suas pensões fixadas e 3.547 já estão em pagamento.

Embora o país tenha registado avanços, o Chefe de Estado apontou os ataques terroristas na província de Cabo Delgado, como um desafio à paz e segurança, defendendo a união dos moçambicanos como instrumento para a vitória contra a violência armada naquele ponto do país.

Nesta passagem dos 49 anos da independência nacional, o Presidente Filipe Nyusi distinguiu mais de 850 cidadãos nacionais com a Medalha Veterano da Luta de Libertação de Moçambique.

Exit mobile version
Skip to content