
Mais de 800 pessoas residentes em algumas localidades do posto administrativo de Malingapasse, isolado da vila sede do distrito de Marromeu, alimentam-se de frutos silvestres. As chuvas abundantes resultantes do ciclone Freddy, cortaram as vias de comunicação, não permitindo assistência das referidas vítimas
Marromeu um dos distritos da província de Sofala afectado com a passagem do ciclone Freddy, tem conhecido dias difíceis. Algumas localidades do posto administrativo de Malingapansse, estão isolados e mais de 800 pessoas precisam urgentemente de assistência alimentar. A população está a alimentar-se de frutos silvestres.
As autoridades, garantem terem posicionado na vila sede do distrito de Marromeu, géneros alimentícios para apoiar as vítimas.
Enquanto isto a comunicação rodoviária na estrada nacional número 1, partindo do Inchope até o distrito de Caia, a circulação é feita de forma deficiente. As chuvas vão causando enormes estragos, numa estrada bastante degradada. Em alguns pontos as árvores tombaram e buracos aumentam. Na localidade de Chirongue que dista a 13 quilómetros da vila sede do distrito de Caia, as águas das chuvas galgaram uma extensão de aproximadamente dois quilómetros condicionando a circulação de viaturas.
A Situação deveu-se ao transbordo do rio Chitenge, devido a chuvas intensas que caíram naquele distrito. Muitas famílias foram obrigadas a deixarem suas residências percorrendo longas distâncias a procura de locais seguros.