Bolseiros da UP-Maputo sem subsídios há mais de seis meses

Bolseiros da UP-Maputo sem subsídios há mais de seis meses
Tv Miramar

Em 2020, estudantes bolseiros UP-Maputo aglomeraram se em frente ao ministério de economia e Finanças, a exigir pagamento de subsídio em atraso

Estudantes da UP-Maputo sem subsídio de bolsa há mais de 6 meses. Alguns na eminência de ser despejados das casas arrendadas por acumulo de dívidas.

As contas estão complicadas para alguns estudantes bolseiros da UP. A vida é feita de calculadora em mão e o resultado indica que o dinheiro de subsídios de bolsa está atrasado há meio ano.

Dizem que já tentaram a comunicação com a instituição, mas sem resposta favorável.

Em 2020, estudantes bolseiros UP-Maputo aglomeraram se em frente ao ministério de economia e Finanças, a exigir pagamento de subsídio em atraso. Dois anos depois os atrasos persistem.

O ano académico para estes estudantes findou com condicionalismo no processo de ensino e aprendizagem.  Sem dinheiro para renda e muito menos para alimentação.

Alguns conseguem com apoio da família minimizar o défice, mas nem todos têm mesma sorte. Estudantes que a esta altura procuram meios para regressar a terra de origem de férias mas carregam a incerteza quanto ao regresso à faculdade.

Nossa reportagem contactou a Universidade Pedagógica através do reitor que disse estar a inteirar se do assunto e que a instituição poderá reagir em breve.