Notícias Economia DINHEIRO EM CIRCULAÇÃO EM MOÇAMBIQUE CRESCE 6% NUM ANO

DINHEIRO EM CIRCULAÇÃO EM MOÇAMBIQUE CRESCE 6% NUM ANO

Massa monetária física aproxima-se de valores recorde, fixando-se em mais de 71 mil milhões de meticais em Outubro.

O volume de dinheiro físico a circular na economia moçambicana registou um aumento superior a 6% no período de um ano, terminando o mês de Outubro perto dos valores máximos.

De acordo com o mais recente relatório estatístico do Banco de Moçambique, o montante em circulação atingiu os 71,6 mil milhões de meticais, valor que se aproxima do máximo histórico de 72,4 mil milhões alcançado em Junho de 2025. Em Outubro do ano anterior, o país contava com cerca de 67,4 mil milhões de meticais em notas e moedas.

Após esse período, verificaram-se várias descidas mensais sucessivas, mesmo com a introdução da nova série do metical em Junho de 2024. Habitualmente, a autoridade reguladora utiliza a retirada de moeda como uma ferramenta de política monetária para reduzir a oferta e travar a subida do nível geral de preços no mercado nacional.

Relativamente ao comportamento do mercado, os preços em Moçambique subiram 3,23% ao longo de 2025, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística. Este valor ficou abaixo da estimativa inicial do Executivo e do registo do ano precedente. Em Dezembro, o Índice de Preços no Consumidor indicou um aumento mensal de 0,49%, novamente impulsionado pelo sector da alimentação e bebidas não alcoólicas.

Sublinhe-se que a inflação de 2024 tinha fechado nos 4,15%, confirmando uma trajectória de estabilização após o pico de quase 13% verificado em 2022. Para o ano de 2026, as previsões oficiais do Governo e as metas orçamentais apontam para que a inflação se mantenha em torno dos 7%.

MIRAMAR

Instalar APP
×

Instalar a APP MIRAMAR no seu iPhone em e adicionar ao Ecrã Principal

×
Exit mobile version
Skip to content