Notícias Economia “Apagão” na Rede SIMO Paralisa Pagamentos Eletrónicos em Moçambique

“Apagão” na Rede SIMO Paralisa Pagamentos Eletrónicos em Moçambique

"Apagão" na Rede SIMO Paralisa Pagamentos Eletrónicos em Moçambique
Imagem ilustrativa gerada por IA

A causa preliminar apontada é uma “oscilação da rede SIMO

Moçambique enfrenta, desde o início da manhã desta quinta-feira (23), um “apagão” generalizado nos serviços de pagamento eletrónico. Uma falha grave na Rede SIMO (Sociedade Interbancária de Moçambique) deixou a maioria dos sistemas bancários inoperacionais, afectando transações via POS, ATM e carteiras digitais.

A interrupção está a causar graves constrangimentos ao comércio e aos cidadãos, que se veem impossibilitados de realizar compras com cartão ou levantar dinheiro.

Relatos indicam que os terminais de pagamento automático (POS) em lojas, supermercados e restaurantes estão fora de serviço.

Paralelamente, existem queixas de falhas em ATM e na utilização de carteiras digitais para transferências ou pagamentos.

Fontes do sector bancário confirmaram à Miramar sobre a gravidade da situação. Numa comunicação interna de um dos principais bancos, à qual tivemos acesso, a instituição informou estar a “enfrentar um problema ao nível da SIMO”. O comunicado detalha que a falha está a afetar as “transações POS, ATMs e Carteira moveis, e sublinha que “esta situação está a impactar todos os bancos ligados à rede”.

Segundo informações de um contacto dentro de uma instituição bancária, a confirmação era de “um apagão em todos os serviços”.

As equipas técnicas da SIMO e dos bancos afetados estão a trabalhar para diagnosticar e resolver o incidente. As instituições garantem estar a “acompanhar o incidente junto da SIMO” e prometeram comunicar atualizações assim que o serviço for restabelecido. 

MIRAMAR

Instalar APP
×

Instalar a APP MIRAMAR no seu iPhone em e adicionar ao Ecrã Principal

×
Exit mobile version
Skip to content