A causa preliminar apontada é uma “oscilação da rede SIMO
Moçambique enfrenta, desde o início da manhã desta quinta-feira (23), um “apagão” generalizado nos serviços de pagamento eletrónico. Uma falha grave na Rede SIMO (Sociedade Interbancária de Moçambique) deixou a maioria dos sistemas bancários inoperacionais, afectando transações via POS, ATM e carteiras digitais.
A interrupção está a causar graves constrangimentos ao comércio e aos cidadãos, que se veem impossibilitados de realizar compras com cartão ou levantar dinheiro.
Relatos indicam que os terminais de pagamento automático (POS) em lojas, supermercados e restaurantes estão fora de serviço.
Paralelamente, existem queixas de falhas em ATM e na utilização de carteiras digitais para transferências ou pagamentos.
Fontes do sector bancário confirmaram à Miramar sobre a gravidade da situação. Numa comunicação interna de um dos principais bancos, à qual tivemos acesso, a instituição informou estar a “enfrentar um problema ao nível da SIMO”. O comunicado detalha que a falha está a afetar as “transações POS, ATMs e Carteira moveis, e sublinha que “esta situação está a impactar todos os bancos ligados à rede”.
Segundo informações de um contacto dentro de uma instituição bancária, a confirmação era de “um apagão em todos os serviços”.
As equipas técnicas da SIMO e dos bancos afetados estão a trabalhar para diagnosticar e resolver o incidente. As instituições garantem estar a “acompanhar o incidente junto da SIMO” e prometeram comunicar atualizações assim que o serviço for restabelecido.
