Tanzânia poderá intervir directamente no combate ao terrorismo em Cabo Delgado

Tanzânia poderá intervir directamente no combate ao terrorismo em Cabo Delgado
Tv Miramar

Moçambique e Tanzânia assinam um memorando de entendimento no domínio da Defesa e Segurança e um acordo de coordenação de serviços de Busca e Salvação

Tanzânia poderá intervir directamente no apoio a Moçambique no combate ao Terrorismo. A intenção para apoio directo foi manifestada, esta terça-feira, durante a visita Oficial da presidente da Tanzânia a Moçambique.

Moçambique e Tanzânia de mãos dadas. Mãos que se irão dar também contra o terrorismo. O país vizinho no extremo Norte vinha se solidarizando e apoiando através da força conjunta da SADC. Agora diz-se disposto e pronto a intervir directamente.

Até porque a Presidente da República Unida da Tanzânia está ciente de que o seu país e Moçambique têm mesmas preocupações associadas à segurança desde os anos 60. Não vai ser diferente no combate ao terrorismo.

Assinados dois documentos jurídicos de cooperação. Um memorando de entendimento no domínio da Defesa e Segurança e um acordo de coordenação de serviços de Busca e Salvação.

A Presidente da República Unida da Tanzânia está de visita oficial a Moçambique. Na conversa com o seu homólogo, Filipe Nyusi, não escapou o facto de os negócios entre os dois países terem enfraquecido. Presidente Nyusi conhece as razões e vislumbra saídas para reposição.

Respondendo a mais questões da imprensa sobre a fronteira partilhada por Tanzânia e Moçambique, os dois estadistas dizem ter sempre havido respeito pela história e pelo passado de tal forma que nunca houve conflitos fronteiriços.