Últimas
Publicidade
06 de Agosto de 2020

RETORNO ÀS AULAS


O Ministério da Ciência e Tecnologia divulgou uma lista das instituições de ensino reprovadas no quadro da preparação para retoma das aulas. São mais de 20 instituições de ensino chumbadas neste processo.

Ao que indica este documento do ministério de tutela, ainda há muito trabalho para retoma das aulas no ensino superior e técnico-profissional. Dos 70 estabelecimentos de ensino superior e técnico-profissional verificados, 20 não têm condições para retomarem às aulas no contexto do Coronavírus. Entre elas estão instituições de ensino públicas, das quais visitamos o Instituto Comercial de Maputo cuja direcção lembra-se de ter recebido equipes de verificação, mas não ter recebido tal nota de reprovação.

Além de salas, onde carteiras estão arrumadas com distâncias mínimas, verificamos, na companhia do director, que todas torneiras, tanto do sistema sanitário como gerais, jorram água. A instituição diz que tem vindo a se desdobrar na criação de condições para retoma das aulas, e não tem havido sobressaltos, com excepção de mínimos problemas no sistema sanitário verificados depois da intervenção do empreiteiro.

Visitamos também o Instituto Industrial e Comercial do Albasine onde, a direcção disse não ter informações sobre tal trabalho de averiguações, tendo dito em conversa não gravada que não há problemas de saneamento, muito menos de impacto no distanciamento físico, pois há muitas salas de aulas disponíveis.

A maioria das instituições aprovadas é constituída por privadas. Das 20 reprovadas, 15 são públicas e 5 privadas. Visitamos uma das aprovadas onde a direcção disse que, antes do encerramento das aulas já reuniam condições tomando em consideração as práticas de higiene que vinham sendo praticadas.

Faltam 51 estabelecimentos do ensino superior e técnico-profissional por verificar e dar parecer em todo o país.

 

https://youtu.be/9ausjKLGxUw